Eletrocardiograma

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma, ou ECG, é um exame feito para avaliar a atividade elétrica do coração, observando, assim, o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas. Este exame é feito por um aparelho que desenha gráficos sobre as informações do coração, e, caso haja alguma doença, como arritmias, sopros ou, até infarto, esses gráficos, que são interpretados pelo clínico geral ou cardiologista, podem estar alterados.

É um exame indicado em casos de:

⦁ dor no peito;
⦁ sensação de compressão ou queimação no tórax;
⦁ desmaios frequentes;
⦁ falta de ar;
⦁ cianose (mucosas, como os lábios, e pontas dos dedos arroxeadas);
⦁ palpitações no coração;
⦁ batimentos cardíacos acelerados;
⦁ tontura frequente.

 

Como o Eletrocardiograma é feito?

O paciente se deita em uma maca, e são aderidos eletrodos em várias partes do seu corpo, como tórax, braços e pernas. Os eletrodos detectam a atividade elétrica do músculo cardíaco e transmitem as informações para um aparelho chamado eletrocardiógrafo. É esse aparelho que transforma os sinais elétricos em linhas impressas que mostram o ritmo cardíaco. É um exame rápido: após a colocação dos eletrodos, dura cerca de 5 minutos.

 

Preparo

Não há necessidade de nenhum cuidado prévio para a realização desse exame. Recomenda-se apenas uso de roupas leves e confortáveis, que possam ser removidas com facilidade, já que o paciente precisará tirar a blusa na hora do exame. Em alguns casos, pode ser necessário depilar partes do tórax para fixação dos eletrodos.

 

Realize o seu Eletrocardiograma na Clinic+!

Nossa clínica dispõe de aparelhos modernos, de última geração, e conta com profissionais qualificados, preocupados com a sua saúde, dedicados a prestar assistência médica de qualidade. E tudo isso por um preço que cabe no seu bolso!
Agende o seu exame!