Saiba melhor como funciona um dos exames mais importantes para análise dos órgãos da região pélvica feminina. 

Nesse artigo vamos entender melhor o que é a ultrassonografia pélvica, como ela é feita e sua importância para a saúde da mulher.

 

O que é a Ultrassonografia pélvica? 

A ultrassonografia pélvica é um exame não invasivo, realizado na região pélvica da mulher e do homem, com ele é possível avaliar os órgãos da região da pelve. 

No corpo feminino esse exame é capaz de visualizar o útero, colo do útero, tubas uterinas, ovários e bexiga. No corpo masculino é capaz de visualizar a bexiga, a próstata e vesículas seminais.  

 

Como a ultrassonografia pélvica é feita? 

O exame pode ser feito de duas maneiras, externa ou interna. A maneira externa é chamada de suprapúbica, o médico aplica um gel na região da pelve e usa um aparelho chamado transdutor, o exame é indolor.  

A maneira interna é conhecida como transvaginal, o aparelho é introduzido na vagina com o objetivo de obter imagens do sistema reprodutor feminino. Essa maneira pode causar um pequeno desconforto, mas o médico move o aparelho de maneira delicada.  

 

Afinal, qual a importância da Ultrassom pélvica para as mulheres? 

A ultrassonografia pélvica é essencial para o diagnóstico diversas doenças que podem afetar o sistema reprodutor feminino, como:

  • Miomas 
  • Pólipos  
  • Endometriose 
  • Gravidez ectópica 

Consulte o seu ginecologista e mantenha os seus exames periódicos em dia, o diagnóstico precoce de qualquer uma dessas doenças é essencial para o tratamento. Agende sua ultrassonografia pélvica na Clinic+.