Saiba o que é o exame do risco cirúrgico, como funciona e a sua importância.

 

O que é o exame de risco? 

O exame do risco cirúrgico é uma avaliação feita por um cardiologista, antes de qualquer cirurgia que tem como objetivo de analisar o estado de saúde do paciente antes do procedimento cirúrgico. 

 

Como é feito o exame? 

O médico faz uma anamnese do paciente, uma conversa mais profunda com o paciente e realiza um levantamento do histórico de saúde. Além disso, é levado em consideração o tipo de procedimento que vai ser realizado. 

Existe a possibilidade do cardiologista solicitar exames físicos, pode ser indicado a avaliação de outros aspectos e indicação ou suspenção de medicamentos. 

 

Qual a importância do risco cirúrgico? 

O risco cirúrgico tem como objetivo concluir se aquele procedimento pode ou não causar problemas cardiológicos, a avaliação é feita por parâmetros aprovados por organizações internacionais. 

Os riscos cardiológicos são avaliados porque a maioria das complicações que ocorrem após cirurgias, em geral, são no sistema cardiológico. 

Funciona como uma medida de segurança tanto para o paciente, quanto para o cirurgião, reduzindo os riscos de óbito, complicações cirúrgicas e sequelas pós-operatórias. 

 

Este exame é de extrema importância para o paciente e não é uma etapa dispensável!

Agende o seu exame na Clinic+ clicando aqui.