O Ultrassom Obstétrico é um exame de imagem que serve para identificar a idade gestacional, avaliar o crescimento e vitalidade do bebê, além de detectar gestações múltiplas e auxiliar no diagnóstico de eventuais malformações fetais.
No artigo de hoje, você confere os principais benefícios. Acompanhe!
USG Obstétrico
A ultrassonografia obstétrica é indicada para, desde as primeiras semanas até o nascimento, monitorar o desenvolvimento do bebê, avaliar a placenta e o líquido amniótico que protege o feto. O primeiro exame geralmente é realizado logo no início da gravidez, a partir da 5° semana, por via transvaginal. Também é possível determinar a idade gestacional e a provável data do parto.
É possível algum problema passar despercebido na ultrassom obstétrica?
Por mais que os exames estejam cada vez mais tecnológicos e avançados, ainda existem algumas limitações. O ultrassom faz um diagnóstico anatômico. Conseguimos visualizar as orelhas do bebê, mas não sabemos, por exemplo, se ele escuta.
Então, é possível, sim, que algo não seja detectado — mas isso de forma alguma anula ou diminui a importância do ultrassom, pois é a melhor forma que a mamãe tem de saber do desenvolvimento do seu bebê.
Benefícios do exame
- Confirmar a existência de um embrião
- Visualizar os batimentos cardíacos do feto
- Determinar a idade gestacional
- Avaliar o estado de saúde do bebê
- Acompanhar peso e tamanho do feto
- Identificar possíveis alterações morfológicas
- Reconhecer o sexo do feto
- Avaliar o estado de saúde da mãe
Agende o seu exame!
Ei, mamães! Aqui na Clinic + você encontra a estrutura adequada para realizar seus exames com a excelência e a qualidade necessárias! Agende sua consulta!