Entenda melhor o que é a ultrassom morfológica, como funciona e a sua importância durante a gravidez.  

O que é a Ultrassom Morfológica?  

 

O exame de ultrassom já está na rotina da mulher gestante, mas a ultrassom morfológica é um exame que é capaz de avaliar mais afundo a saúde e a evolução do bebê, dessa maneira o médico consegue analisar se tudo está de acordo com a idade gestacional.  

Ele é capaz de identificar a idade gestacional, a saúde física do bebê, possíveis malformações, o sexo do bebê e verificar os batimentos cardíacos.  

 

Como funciona a ultrassom?  

O exame não exige nenhuma preparação prévia, não é invasivo, não causa dor e também é rápido. Geralmente é realizado duas vezes durante a gestação, no primeiro trimestre (entre 11 a 14 semanas) e no segundo trimestre (entre 20 a 24 semanas), mas dependendo da indicação médica pode ser feita mais vezes.  

1° trimestre

Nesse primeiro ultrassom morfológico são avaliados a anatomia do bebê e a possibilidade de desenvolver cromossomopatias, como síndrome de Down. 

2° trimestre 

Nesse segundo ultrassom o objetivo é analisar mais afundo a anatomia do bebê. É quando o médico consegue contar os dedos, ver se têm dois rins e se o cérebro está se desenvolvendo da maneira esperada, pois o bebê já está maior e é mais fácil de observar. 

 

Afinal, qual a importância do ultrassom morfológico?  

Com esse exame é possível identificar diversas condições do bebê ainda dentro da barriga, como: 

  • Síndrome cromossômicas; 
  • Espinha bífida; 
  • Hidrocefalia; 
  • Anencefalia; 
  • Alterações renais; 
  • Condições cardíacas; 

É muito importante ter um diagnóstico precoce dessas condições, pois preparam os pais para aprender a lidar melhor com a condição e até mesmo tratá-la desde o princípio.  

Aqui na Clinic+ você consegue agendar o seu ultrassom morfológico e cuidar da saúde do seu bebê. Basta clicar aqui e agendar sua consulta.